terça-feira, 21 de julho de 2015

TESOURO DIRETO: COMENTÁRIO MERCADO DE TESOURO IPCA + COM JUROS SEMESTRAIS 2050 (NTNB) – Jul 21, 2015




Por Carlos Soares Rodrigues,

O dia foi marcado por noticiários que agradaram o humor dos investidores: rejeição recorde ao governo Dilma e declarações mais amenas do diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Tony Volpon, em relação à condução da política monetária nos próximos meses.

Após anos de desgaste com medidas equivocadas por parte da gestão Dilma Roussef o mercado viu na queda recorde na aprovação de seu governo uma luz no fim do túnel para a antecipação do fim de seu mandato. A avaliação positiva do governo, segundo pesquisa CNT-MDA, atingiu 7,7% e abre espaço para aumentar as especulações em torno de um processo de impeachment. Por anos o atual governo vem adotando medidas equivocadas que afastaram o investimento produtivo no país e a saída da presidente é vista com bons olhos, em um primeiro momento, pelo mercado financeiro o que leva ao recuo das taxas de juros no mercado futuro. Além disso, declarações do diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Tony Volpon, deixaram em aberto a possibilidade de um menor aperto monetário nos próximos encontros do Copom – o que também contribuiu para o recuo das taxas na sessão desta terça-feira.

Diante disso, os títulos de Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTNB) encerraram cotados, nesta terça-feira, a R$ 2.692,92 na compra (link – acessado em 21/07/2015 às 18:05), representando uma alta de +1,11% em relação ao preço de referência de ontem divulgado pela Anbima (link – acesso feito dia 21/07/2015 às 18:03).

Para amanhã teremos a divulgação do IPCA-15 e indicadores de menor relevância nos EUA. Caso o nível de preços apresente uma melhora certamente, ao meu ver, teremos mais uma sessão de baixa nos juros futuros por aqui que se traduzirão em maiores ganhos das NTN-Bs. O cenário político, na minha avaliação, continuará pressionando os juros futuros e qualquer sinalização de mudança de governo poderá trazer mais otimismo ao mercado financeiro. Apesar das implicações institucionais negativas que um processo de impeachment possa trazer, uma guinada bolivariana seria ainda pior para o país e é isso o que o mercado está vendo e precificando nos juros e nos papéis negociados em bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário