O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Zona do Euro - Confiança de Empresas e Consumidores - Abr.16
Por Carlos Soares Rodrigues
Divulgado nesta manhã o Índice de Confiança de Empresas e Consumidores da Zona do Euro apurado pela Comissão Européia do mês de abril. O resultado totalizou 103,9 pontos, superando as expectativas (103,4 pontos) e ficando acima do resultado registrado em abr.15 (103,7 pontos).
De acordo com a Comissão Européia as expectativas de inflação entre as empresas e consumidores também subiram o que poderá contribuir para afastar o risco deflacionário no velho continente.
Medidas de estímulos monetários ampliadas desde meados de março através da adoção de taxa de juros ("overnigth") negativa e compras mensais de ativos financeiros no mercado na ordem de 80 bilhões de euros começam a surtir efeito nas expectativas dos agentes econômicos.
O forte fluxo de imigrantes ocorrido no decorrer do último ano também contribui para o incremento do mercado consumidor, embora traga consigo alguma tensão, principalmente, no aspecto de segurança após os ataques terroristas em Paris e Bruxelas.
De qualquer forma o cenário que se configura é de franca recuperação no continente europeu com potencial benefício ao Brasil por se tratar de nosso principal parceiro comercial. A fragilidade de nossa economia tem permitido um forte ajuste das contas externas decorrente, preponderantemente, da queda acentuada das importações e gastos com viagens no exterior. Portanto, a retomada da economia européia poderá contribuir para um aumento mais substancial em nosso saldo em transações correntes através do incremento de nossas exportações.
Diante da continuidade dos programas de estímulos adotados e da clara tendência de recuperação das expectativas de empresas e consumidores, ceteris paribus, vislumbro um cenário de retomada no nível de atividade econômica européia no horizonte relevante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário