quarta-feira, 11 de julho de 2018

Morning Call - 11/07/2018

Mapa do Tesouro

Por Carlos Soares, CNPI

Mesmo que ainda distante de termos um céu de brigadeiro, o humor dos investidores registraram alguma melhora no início desta semana no mercado de juros futuros (DI futuro) negociados na Bolsa. Acompanhando a queda do dólar, estas taxas registraram forte baixa ao longo de toda curva, leia-se prazos de vencimentos, contribuindo para que os preços dos títulos públicos prefixados e indexados a inflação registrassem uma alta nos preços de venda no Tesouro Direto. Cabe lembrar que o rendimento do Tesouro Direto varia, principalmente nas modalidades prefixadas e indexadas ao IPCA, caso o investidor opte por resgatar seu investimento antes do vencimento. A variação do rendimento destes títulos está intrinsecamente ligada ao movimento das taxas de juros futuras negociadas na Bolsa que servem como parâmetro para os investidores negociarem os rendimentos (yields) no mercado de renda fixa.

Outro ponto ressaltado pela mídia nesta terça-feira (10) foi o fato da revisão das expectativas de crescimento da economia brasileira, apuradas pelo Banco Central, através da pesquisa semanal Focus, e pelo fato de que o cenário político segue inalterado, ou seja, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece fora da disputa eleitoral, confirmando, ao menos por ora, que a decisão de torná-lo inelegível continua valendo.

Contudo, sigo vislumbrando que apesar da elevada ociosidade da economia não descarto alguma reversão das expectativas em relação a projeção de inflação e taxa de juros no país. Fatores como: reajustes na energia elétrica, preços dos combustíveis e até mesmo a alta do dólar podem pressionar (se já não estão!) a inflação no decorrer dos próximos meses forçando ao já previsto aumento da taxa Selic no próximo ano. Diante disso, sigo com cautela em relação aos títulos indexados a inflação e prefixados, especialmente com vencimentos mais longos (distantes).



Bom dia e bons negócios!




Veja também minha entrevista concedida a Money Report nesta terça-feira (10)






Nenhum comentário:

Postar um comentário