quarta-feira, 18 de julho de 2018

Morning Call - 18/07/2018

Mapa do Tesouro

Por Carlos Soares, CNPI

Além de ter sido o destaque da agenda econômica desta terça-feira (vide o Morning Call de ontem), o depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, foi o principal trigger (gatilho) para a melhora do humor dos mercados globais. Perante os senadores norte-americanos, Powell afirmou que a economia do país deverá ter pela frente vários anos de inflação baixa e um mercado de trabalho robusto, atenuando maiores preocupações acerca do ritmo de alta na taxa de juros. Vale ressaltar que uma alta mais intensa nos juros dos EUA teria o potencial de afugentar parte dos investidores de outros mercados, especialmente dos emergentes como nós, para títulos mais seguros como os Treasuries (equivalente ao Tesouro Direto norte-americanos), que neste caso também passariam a render mais.


Pegando carona com a melhora do humor global, os ativos locais registraram uma sessão de ganhos nesta terça-feira e os juros futuros negociados na B3 cederam (fecharam) ao longo de toda curva (em praticamente todos os vencimentos). Com o fechamento das taxas, os preços dos títulos do Tesouro Direto se valorizaram, especialmente nas modalidades prefixadas e os indexadas ao IPCA.


Na agenda econômica desta quarta-feira teremos mais um depoimento de Jerome Powell, desta vez junto aos deputados norte-americanos, também às 11:00, e mais tarde as atenções se voltam para a divulgação do Livro Bege, às 15:00, que apresentará um panorama das condições atuais da economia dos EUA. Ambos serão acompanhados de perto pelos investidores mundiais e podem ditar o ritmo dos negócios por aqui. Um discurso mais ameno do presidente do Fed pela manhã e a sinalização de que a economia norte-americana segue robusta no documento a ser divulgado a tarde podem contribuir para mais uma melhora dos mercados nesta quarta-feira (18).


Bom dia e bons negócios!










Nenhum comentário:

Postar um comentário