quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Morning Call - 22/08/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI

Às vésperas do encontro anual do Federal Reserve (Fed) com os presidentes dos principais bancos centrais mundiais, na cidade norte-americana de Jackson Hole, as atenções se voltam para a divulgação da ata do último encontro do Fed, às 15h00, e com mais uma rodada comercial envolvendo os EUA e a China.

Tanto o documento de hoje quanto o encontro entre os banqueiros centrais no final desta semana podem seguir sinalizando para a continuidade de um ritmo gradual de retirada dos estímulos monetários, diante das incertezas comerciais e deterioração dos ativos emergentes com a crise na Turquia.

Se o cenário de política monetária e disputas comerciais podem trazer algum alento nesta quarta-feira o mesmo não podemos dizer do quadro eleitoral local.

Conforme antecipado em meu Morning Call do dia 26 de julho, apesar da aliança da candidatura de Geraldo Alckmin com o Centrão, ainda não vislumbrava quaisquer melhoras do tucano nas pesquisas de intenção de votos e que isso poderia gerar alguma realização dos ativos locais, cenário confirmado desde então.

Não vejo, ao menos nos próximos dias, qualquer reversão importante no cenário político/eleitoral, mas devemos observar como será a influência dos aliados junto ao seu eleitorado para angariar votos à candidatura tucana (o nome com viés mais reformista na avaliação do mercado) - a meu ver (minha aposta) com chances de ganhar força na reta final da campanha, ou seja, na segunda metade do mês de setembro.

Lá fora, apesar das tratativas norte-americanas com as autoridades chinesas, sigo reforçando que o humor do mercado global continua sensível a um simples tuíte do presidente Trump.

Deste modo, vale a cautela na escolha dos títulos no Tesouro Direto, pois algumas modalidades, como tenho alertado nos últimos meses, podem apresentar um desempenho desfavorável para o investidor. Vale ressaltar que é em momentos de turbulência como o que estamos enfrentando que surgem as oportunidades no mercado. Diante disso, vale manter-se alocado em pós fixado com alguma exposição nas demais modalidades, conforme tenho sugerido aos assinantes do Mapa do Tesouro.

Não perca esta oportunidade e acesse já o Mapa do Tesouro!

Bom dia e bons negócios





Nenhum comentário:

Postar um comentário