terça-feira, 21 de agosto de 2018

Morning Call - 21/08/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI

Com o mercado tentando encontrar alguma pista do que esperar do novo governo a partir da bateria de pesquisas nos próximos dias, os ativos locais seguiram pressionados na sessão desta segunda-feira (20). Como já venho alertado desde meados de julho, o quadro eleitoral vai permanecer incerto até os pleitos de outubro, pois por mais que apontem para alguma tendência na preferência de votos dos eleitores sabemos que o resultado final nas urnas podem nos reservar algumas surpresas (agradáveis ou não) - conforme experiências anteriores aqui e no exterior (vide a vitória de Trump).

Por ora, o que se observa é que o candidato com viés mais reformista, o tucano Geraldo Alckmin, permanece patinando nas pesquisas e, somado ao conturbado ambiente externo, faz com que os investidores sigam na defensiva sem assumir grandes apostas em relação ao nosso mercado.

No exterior, em meio às preocupações com a Turquia, o mercado fica na expectativa do encontro entre os diplomatas norte-americanos com seus pares chineses até quarta-feira para tratar das negociações comerciais envolvendo os dois países. Mesmo que se espere algum avanço nas negociações, a confiança do mercado pode ser abalada a qualquer momento por um simples tuíte do presidente Donald Trump.

Portanto, tanto no quadro político local quanto no cenário externo, o céu está longe de ser de brigadeiro e as incertezas devem seguir ditando a dinâmica dos ativos locais, pressionando, no curto prazo, os títulos mais sensíveis às taxas de juros futuras (prefixado e IPCA).

Neste ambiente de forte volatilidade o recomendável é manter-se posicionado em ativos mais seguros como os títulos pós fixados (Tesouro Selic 2023). Por outro lado, a correção dos demais ativos podem criar algumas distorções e oportunidades aos investidores, como nas modalidades prefixadas e indexadas ao IPCA, que constam contempladas nas minhas recomendações mensais do Mapa do Tesouro.

Bom dia e bons negócios





Nenhum comentário:

Postar um comentário