quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Morning Call - 13/09/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


Mesmo com o mercado fazendo uma leitura menos pessimista em relação a pesquisa Ibope divulgada na véspera, os investidores seguiram atentos ao noticiário político alertando sobre um possível racha na base aliada do candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo o noticiário, o Partido Progressista (PP) do Rio Grande do Sul, diga-se de passagem o mesmo da vice-candidata Ana Amélia Lemos, pode dar seu apoio a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Caso se confirme, a decisão do PP deve enfraquecer ainda mais o candidato tucano que teve um de seus principais apoiadores na região sul do país, o ex-governador Beto Richa, detido nesta semana pela Operação Lava Jato.

Trata-se da tônica que deve ditar os rumos dos negócios por aqui: um ambiente eleitoral extremamente incerto trazendo forte volatilidade aos ativos locais.

Apesar do cenário local jogando contra, os juros futuros negociados na Bolsa recuaram nos contratos com vencimentos mais longos, ajudando a valorizar principalmente os títulos indexados a inflação e as modalidades prefixadas.

Lá fora tivemos algum alívio diante do noticiário internacional dando conta de que o presidente norte-americano, Donald Trump, teria proposto novas tratativas com a China.

Dados de inflação aos produtores norte-americanos também ajudou na melhora do humor no exterior ao registrar queda de 0,1% na passagem de julho para agosto (est. +0,2%).

Mas, como tenho vislumbrado em meus comentários matinais ao longo dos últimos meses, este quadro benigno de inflação nos EUA não deve se sustentar devido aos programas de estímulos fiscais anunciado pela gestão Trump no início do ano em um ambiente de pleno emprego. Acrescente a este cenário as medidas de sobretaxar os produtos importados e o quadro inflacionário está pronto para ganhar força nos próximos meses.

O próprio Banco Central dos EUA (Federal Reserve - Fed) divulgou nesta quarta-feira, por meio do Livro Bege, que a elevação das tarifas impostas nos últimos meses já contribuem para o encarecimento de insumos utilizados na indústria que também sente os efeitos, em algumas regiões, da falta de mão-de-obra.

Na agenda econômica de hoje os destaques ficam para os números do varejo por aqui, às 9h00, e dados de inflação nos EUA, às 9h30.

O cenário permanece de cautela na sessão de hoje e sem grande mudanças no cenário eleitoral e externo os ativos locais devem seguir pressionados.

Veja as melhores oportunidades no Tesouro Direto em: Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto - por apenas R$ 7 reais por mês.

Bom dia e bons negócios!






Nenhum comentário:

Postar um comentário