
Por Carlos Soares, CNPI
"Quaisquer revezes no cenário político pode desencadear uma forte correção dos ativos" - Morning Call do dia 20/07/2018
Confirmando meu cenário traçado em meados de julho, como tem sido desde então, a cena eleitoral seguiu pesando no humor dos investidores nesta quinta-feira (13). Temores sobre um possível fortalecimento da candidatura tida como mais heterodoxa fez com que as taxas de juros futuras subissem na Bolsa levando ao recuo nas cotações dos títulos negociados no Tesouro Direto.
No front econômico, enquanto os dados de inflação nos EUA trouxeram alívio com o CPI (inflação ao consumidor) avançando apenas 0,1% em agosto, por aqui os dados do comércio varejista decepcionou ao apresentar queda de -0,5% no mês de julho.
Na sessão desta sexta-feira (14), ainda digerindo os dados de produção industrial na China, os investidores devem seguir em tom de cautela a espera dos números da pesquisa Datafolha que pode apresentar um avanço da candidatura de Fernando Haddad (PT), conforme sinalizado em alguns levantamentos privados.
A leitura que se faz de curto prazo é de que diante de uma demora no restabelecimento do quadro de saúde do candidato Jair Bolsonaro (PSL), afastando-o, portanto, das campanhas nas ruas, a candidatura petista possa ganhar força com os investidores temendo a transferência de votos do ex-presidente Lula. Vale ressaltar que pelas propostas, o candidato petista apresenta um viés mais heterodoxo que se traduz em políticas pautadas em maiores gastos públicos que podem comprometer ainda mais o quadro fiscal do país.
Diante disso, o cenário segue mantido com as incertezas em torno das disputas pressionando os ativos locais. Neste contexto é recomendável ao investidor se posicionar em ativos mais conservadores reservando apenas uma pequena parcela nas modalidades de maior risco como os títulos indexados a inflação e prefixados, conforme tenho orientado os assinantes do Mapa do Tesouro.
Saiba mais em: Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto - por apenas R$ 7 reais por mês.
Bom dia e bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário