quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Morning Call - 03/10/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


Conforme o previsto em meu último Morning Call, as eleições voltaram a tomar as atenções dos investidores nesta terça-feira (02) levando os juros futuros recuarem e contribuindo para a valorização dos títulos prefixados e indexados ao IPCA (mais sensíveis aos juros) negociados no Tesouro Direto.

O bom humor prevaleceu após a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na véspera ter mostrado um crescimento do candidato Jair Bolsonaro (PSL) nas intenções de votos a poucos dias do primeiro turno. Também foi festejado pelo mercado a decisão da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) - popularmente conhecida por bancada ruralista - apoiar o candidato, uma vez que a bancada responde hoje por uma significativa parcela na Câmara dos Deputados com seus 262 parlamentares.

Além de ser visto como mais comprometido com as medidas de ajustes necessárias para conter a deterioração das contas públicas, o candidato passa a ter uma perspectiva de obter maior governabilidade com o apoio da FPA, o que aumentaria as chances de que possa ter sucesso na implementação das reformas estruturantes caso seja eleito.

Ofuscado pelo noticiário político, também previsto no Morning Call de ontem, tivemos a divulgação do desempenho de nossa indústria no mês de agosto que confirmou os sinais de perda de dinamismo de nossa economia nestes meses que precedem as disputas pelo Palácio do Planalto. Segundo o IBGE, a produção industrial brasileira retraiu -0,3% em relação a julho e ficou bem aquém das expectativas do mercado que esperavam um ligeiro avanço de +0,2%.

Se por um lado o número da indústria foi desanimador para a economia, por outro, o dado pode contribuir para que o Banco Central mantenha a taxa de juros inalterada pelo menos até meados do 1T19 - cenário que ainda venho trabalhando em minhas recomendações de Tesouro Direto no Mapa do Tesouro.

Na sessão desta quarta-feira (03), além do noticiário eleitoral, teremos como destaque a prévia dos dados de emprego nos EUA: variação de empregos privados ADP. Pelas estimativas do mercado, a economia norte-americana pode ter gerado cerca de 187 mil vagas no setor privado durante o mês de setembro. Caso o número fique muito acima disso, deveremos aguardar a divulgação dos dados oficiais na sexta-feira, especialmente no resultado de ganhos médios por hora trabalhada, que servirá como um indicativo da dinâmica inflacionária nos EUA para os próximos meses.

Por enquanto, o presidente do Federal Reserve segue tranquilizando os mercados com relação ao ritmo de alta da taxa de juros a ser adotado nos próximos anos. De acordo com o chairman a economia norte-americana segue apresentando uma "perspectiva incrivelmente positiva" diante de uma era "historicamente rara" de baixo desemprego e inflação controlada - o que traz algum alívio no fluxo de investidores estrangeiros aos emergentes, inclusive para o nosso mercado.

Diante disso, sigo mantendo cautela em relação a posições mais relevantes em títulos mais sensíveis a juros (aqueles indicados acima), mas tenho observado uma oportunidade interessante em relação a algumas modalidades que seguem contempladas em minhas recomendações mensais de Tesouro Direto.

No momento, o cenário traçado na virada deste mês e compartilhado com os(as) assinantes do Mapa do Tesouro tem se confirmado e permitido auferir um desempenho interessante neste início de outubro.


Escolha as melhores alternativas no Tesouro Direto acessando o Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto - por apenas R$ 7,00/mês.

Bom dia e bons negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário