
Por Carlos Soares, CNPI
A conjunção da melhora do humor no exterior com o quadro político local menos incerto culminou para mais uma sessão de baixa nesta terça-feira (16).
Os investidores globais voltaram a tomar risco após a divulgação de resultados corporativos acima do esperado especialmente do setor financeiro com destaque para o Goldman Sachs e o Morgan Stanley.
Também embalado pelo fortalecimento da candidatura com viés mais reformista - praticamente dado como certa sua vitória -, o dólar chegou a operar abaixo dos R$ 3,70 na mínima do dia, mas encerrando praticamente estável em R$ 3,7203.
Com a queda do dólar em consequência da melhora do humor dos investidores, os juros futuros seguiram em baixa afastando quaisquer apostas em torno de uma elevação na taxa Selic no curto prazo o que, por ora, confirma meu cenário base já comentado neste espaço.
Na sessão de hoje, além do quadro político local, o destaque fica para a divulgação da Ata do último encontro do Federal Reserve prevista para às 15h00, que pode dar maiores pistas acerca do cenário prospectivo de taxa de juros nos EUA.
Caso o documento apresente um tom mais ameno ("dovish"), os juros dos Treasuries podem ceder, se afastando das máximas observadas nos últimos dias (gráfico abaixo), fazendo com que os ativos globais encontrem forças para seguir se recuperando, mesmo com as tensões geopolíticas envolvendo EUA x Arabia Saudita ainda podendo causar algum ruído nos próximos dias.
O forte recuo dos juros futuros negociados na B3 observado nos últimos confirmou minha estratégia traçada para os investidores que seguem minhas recomendações de Tesouro Direto.
Mesmo diante de um quadro de baixas taxas de juros, ressalto que é possível obter importantes retornos com títulos públicos como observados nas modalidades indexadas a inflação (IMA-B) e prefixadas (IRF-M) que somam, respectivamente, altas próximas a 10% e 7% apenas no mês de outubro (vide link).
Pensando em investir no Tesouro Direto?
Escolha as melhores oportunidades com o Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto.
Bom dia e bons investimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário