terça-feira, 23 de outubro de 2018

Morning Call - 23/10/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


Sem nenhuma hecatombe alterando o quadro eleitoral, nosso mercado deu continuidade a tendência de recuperação nesta segunda-feira (22).

Por ora, dada praticamente como certa a vitória do deputado federal Jair Bolsonaro a Presidência da República, os investidores começam a traçar possíveis cenários de reformas para os próximos anos que devem contribuir para conter os desequilíbrios das contas públicas e abrir caminho para a retomada sustentável da atividade econômica.

Um cenário menos célere - e até errático - na condução das reformas não está descartado e pode trazer alguma volatilidade daqui para frente, mas o risco de uma guinada heterodoxa que pudesse deteriorar ainda mais o quadro fiscal brasileiro está, por enquanto, descartado.

A melhora do humor lá fora também contribuiu para a sessão de ganhos com a expectativa de novas rodadas de estímulos à economia chinesa no radar, conforme antecipado no Morning Call de ontem.

Na agenda econômica de hoje o destaque fica para a prévia da inflação oficial brasileira (IPCA-15) de outubro que será divulgada pelo IBGE logo mais, às 9h00.

Segundo estimativas do mercado, a prévia de preços devem ter apresentado uma alta de +0,64% o que levaria o acumulado em 12 meses a um avanço de 4,59%, praticamente cravado na meta oficial de 4,5% para 2018.

Caso o indicador fique muito acima do esperado, podemos ter alguma correção para cima nos juros futuros, especialmente naqueles com vencimento (vértices) mais curtos.

Lá fora os mercados operam em baixa, o que pode pressionar os ativos locais, diante das tensões geopolíticas envolvendo os EUA e a Arabia Saudita, maior produtora mundial de petróleo, além de declarações de oficiais chineses afirmando que o gigante asiático "não teme" uma guerra comercial com Washington.

Pensando em fazer seu dinheiro render mais com a mesma segurança da poupança?

Saiba mais em: Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto.

Bom dia e bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário