quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Morning Call - 01/11/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


Confirmando minhas expectativas (e de praticamente todo o mercado) o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pela manutenção da taxa Selic no encontro encerrado nesta quarta-feira.

Embora em meados do final de setembro houvessem ruídos acerca de uma possibilidade, ainda que remota, de elevação da taxa básica de juros, segui vislumbrando um cenário de continuidade da política monetária estimulativa, ou seja, "com taxas de juros abaixo da taxa estrutural" - segundo comunicado divulgado após o encontro, vide o Morning Call do dia 25/09/2018 (vide link ao final do post*).

A autoridade monetária destaca ainda que o processo de elevação da taxa Selic pode ocorrer "caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora".

Diante do elevado nível de capacidade ociosa da economia - tanto na indústria, quanto de empregos (com elevado nível de desemprego) - vejo os riscos de inflação por enquanto mitigados.

A possibilidade de avanços na agenda de reformas, como sinalizado pelo novo presidente e coordenado pela equipe de transição, pode contribuir para um cenário mais favorável de inflação que, como também destacado no documento, "é essencial para a manutenção da inflação baixa no médio e longo prazos, para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia".

Deste modo sigo vislumbrando um cenário, ainda com uma probabilidade alta, de elevação da taxa Selic em linha com as expectativas apuradas pelo Relatório Focus, ou seja, em meados de março de 2019.

Na sessão de hoje, véspera de feriado e da divulgação de importantes dados de emprego nos EUA (vide o Morning Call de ontem), poderemos ter uma sessão de maior cautela no mercado local, enquanto nas praças europeias os principais índices operam em alta impulsionados por resultados corporativos, novas negociações em torno do Brexit e a espera do encontro de política monetária na Inglaterra.

*Morning Call do dia 25/09/2018: link

Assinantes do Mapa do Tesouro: está no ar o relatório com as recomendações sugeridas para o mês de novembro.

Promovi algumas alterações para capturarmos as oportunidades com o processo mais construtivo em torno da agenda de reformas prevista para os próximos meses.

Pensando em fazer seu dinheiro render mais com a mesma segurança da poupança?

Saiba mais em: Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto.

Bom dia e bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário