Incertezas em torno da decisão do Copom em elevar a taxa Selic em 0,25% ou 0,5% levaram o mercado a exigir um prêmio maior nos vencimentos mais curtos na última semana.
As curvas de juros mantiveram o movimento apresentado na semana do dia 15. Os vértices mais curtos continuaram o movimento de alta enquanto que o prêmio de risco nos vencimentos mais longos, seguindo a tendência das últimas em três semanas, seguiu no ritmo de queda.
Conforme previsto na última análise, mas apresentando menos ímpeto em relação a semana anterior, os papéis pré fixados com vencimentos inferiores a 01 ano (IRF-M 1) foram os destaques na última semana. Estes papéis apresentaram uma alta de 0,15% - contra uma alta de 0,21% na semana do dia 15.
O destaque negativo pela 3ª semana consecutiva ficou para os papéis atrelados a inflação com vencimentos superiores a 5 anos (IMA-B 5+). Estes papéis apresentaram um retorno negativo de 0,03% - contra um retorno de 0,24% verificado na semana anterior.
No acumulado do mês de abril os papéis pré fixados com vencimentos superiores a 01 ano (IRF-M 1+) são os que vêem apresentando a melhor perfomance. Estes papéis já acumulam uma alta de 0,88% até o dia 20 de abril.
A pesquisa Focus divulgada hoje pela manhã mostrou que as expectativas de inflação para 2011 apontam para uma alta de 6,34% - apenas 0,16 pontos abaixo do limite máximo estabelecido como meta pelo Banco Central que é de 6,50%.
De acordo com o jornal Valor, em matéria assinada pela repórter Juliana Cardoso, o mercado já vem elevando suas expectativas de inflação pela 7ª semana consecutiva.
Já as expectativas para os próximos 12 meses e para 2012 permaneceram inalteradas em relação ao apurado na semana anterior.
É consenso no mercado de que a alta de 0,25 pontos percentuais da taxa Selic na última quarta-feira poderá levar a uma alta nos vértices mais longos. Essa alta veio abaixo das apostas da maioria do mercado que era de uma elevação 0,50%.
Portanto, estes ajustes poderão beneficiar os papéis pré fixados com vencimentos inferiores a 01 ano (IRF-M 1) - uma vez que o desempenho destes papéis é inversamente proporcional ao comportamento das taxas de juros.
Fontes de referência
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BANCO ITAÚ. Mercado Hoje. Banco Itaú: Informativo diário de 20 de abr. 2011.
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
BRADESCO. Economia em Dia. Disponível em: http://www.economiaemdia.com.br/
CARDOSO, Juliana. Focus: Projeção para IPCA em 2011 é ampliada pela 7ª semana seguida. Disponível em: http://www.valoronline.com.br/online/politica-monetaria/36/416667/focus-projecao-para-ipca-em-2011-e-ampliada-pela-7-semana-seguid
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Hey Carlos!
ResponderExcluirNow, I also have a blog! How can I follow you?
www.alousasumiu.blogspot.com
Hugs!