Após o Banco Central declarar a continuidade do aperto monetário por um período “suficientemente prolongado” as taxas de juros de curto prazo se ajustaram e subiram nos vencimentos até outubro de 2012.
Por outro lado, os sinais de desaceleração da economia americana provocaram a queda das commodities na última semana e colaboraram para a queda das taxas de juros de longo prazo.
A perspectiva menor de inflação no longo prazo prejudicou o desempenho semanal dos papéis atrelados ao IPCA com prazos superiores a 5 anos (IMA-B 5+).
Contudo, no acumulado dos últimos 30 dias, até o dia 27 de maio, estes papéis continuam sendo os destaques de rentabilidade.
O gráfico a seguir demonstra a performance mensal dos papéis públicos no mercado secundário. Notem que conforme descrito acima os papéis atrelados a inflação de longo prazo são os que mais têm se destacado no último mês.
A semana começa com a divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central onde nos demonstrou que as expectativas de inflação continuam em queda. As perspectivas do mercado é de que a inflação para os próximos 12 meses fique em 5,04% (contra 5,11 na semana anterior) e para 2011 em 6,23% (contra 6,27). Para 2012 a expectativa permaneceu inalterada – alta de 5,10%.
Com a melhora nas expectativas de inflação as NTN-Bs de longo prazo poderão sofrer nesta semana. A performance das commodities no mercado lá fora poderão impactar no desempenho destes papéis, pois continuando a tendência de baixa e, conseqüente, melhorando o cenário inflacionário, estes títulos poderão continuar sendo prejudicados.
Referência Bibliográfica
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
Leonel, Josué; Frisch, Felipe. Mercado hoje: Receios com crise europeia e economia dão o tom Bloomberg: 30/05/2011
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário