sábado, 23 de julho de 2011

Análise de Conjuntura: Emprego no Brasil – Junho/2011

A taxa de desemprego no mês de junho foi de 6,2% e representou uma redução de 0,2 pontos base em relação ao mês de maio - 0,8 pontos base inferior ao verificado em maio de 2010. A exemplo do que vem ocorrendo no decorrer de 2011, o resultado representou a menor taxa para o mês desde o início da série histórica.


Nas seis regiões pesquisadas a taxa de desocupação apresentou decréscimo em relação ao mês de maio, ou seja, em todas as regiões pesquisadas a taxa de desempregou diminuiu. A cidade que apresentou a menor taxa de desocupação foi Belo Horizonte com 4,6%. Já o maior percentual de desocupados foi verificado na região metropolitana de Salvador que apresentou uma taxa de desocupação de 10,2%.

No confronto anual o grupamento de atividade que apresentou a maior variação foi o de serviços prestados à empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira ao registrar uma alta de 6,4% em relação a junho de 2010.


Historicamente a taxa de desocupação tende a cair ainda mais a partir do mês de junho e atingir seu menor valor em meados de dezembro. Portanto, a expectativa é de que nos próximos meses poderemos verificar resultados ainda melhores e posso apostar que chegaremos a um nível de desemprego na casa dos 5% até o final do ano.

Fontes de referência

IBGE. Indicadores IBGE: Pesquisa Mensal de Emprego - Junho 2011. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, jul. de 2011.

______. Dados PME. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, jul. de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário