Índice de confiança do consumidor brasileiro, impasse no Congresso norte-americano para elevar o teto da dívida do país, Ata do Copom, PIB dos EUA – não faltaram eventos para agitar o mercado de renda fixa na última semana!
A estrutura a termo de taxa de juros brasileira apresentou um recuo nos vértices curtos por conta da sinalização do Banco Central brasileiro de que o fim do aperto monetário está próximo de terminar. Para ajudar também tivemos a divulgação do Produto Interno Bruto dos EUA, abaixo das expectativas do mercado, e o impasse no Congresso norte-americano para a aprovação do aumento no teto da dívida do país que reascendeu os receios de um novo desaquecimento na economia mundial.
A mesma Ata do Copom que levou a queda dos vértices curtos foi também responsável pela alta nos vértices longos. O motivo dessa alta foi a piora nas expectativas de inflação diante do risco embutido no fim do ciclo de aperto monetário. O mercado entende que ainda há espaço para maiores altas e que com a interrupção do aperto poderemos ter um novo repique nos preços internos.
Diante dessa piora nas expectativas de inflação de longo prazo podemos verificar no gráfico abaixo o desempenho dos principais indicadores de renda fixa na última semana. Os papéis atrelados ao IPCA com prazos de vencimentos superiores a 05 anos (IMA-B 5+) voltaram a reagir. Contudo, no acumulado dos últimos 30 dias o IMA-B5, que reflete a performance dos papéis atrelados a inflação com vencimentos inferiores a 05 anos, continua sendo o destaque ao registrar alta de 1,22%.
Abaixo a variação mensal dos Preços Unitários dos títulos públicos negociados no mercado secundário:
O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira apontou para uma piora nas expectativas de inflação para 2012 que passaram de 5,28 para 5,30% na última semana. Para 2011 e próximos 12 meses as expectativas permaneceram as mesmas, respectivamente, 6,31 e 5,40%.
Dados de emprego, rendimento, indústria e crédito nos EUA juntamente com o Índice PMI da China trarão impacto direto nas expectativas do crescimento econômico mundial e ditarão o comportamento das taxas de juros nesta semana. Caso esses indicadores venham piores do que as estimativas do mercado as taxas sofrerão um repique de baixa.
Referência bibliográfica
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
Frisch, Felipe. Juros: DI sobe com Focus e risco de ‘briga com inflação’ em 2012. Bloomberg: 25/07/2011
___________. Juros: DI cai por receio de recessão global com impasse nos EUA. Bloomberg: 26/07/2011
___________. Juros: DI sobe com risco de medida cambial impactar a inflação. Bloomberg: 27/07/2011
___________. Juros: DI cai após Ata do Copom sinalizar fim de ciclo de alta. Bloomberg: 28/07/2011
___________. Juros: DI curto recua com discurso do BC; Focus sustenta longo. Bloomberg: 01/08/2011
Fuoco, Taís. Gradual: Ata dá ‘sinal claro’ de que aperto chegou ao fim. Bloomberg: 28/07/2011
Frisch, Felipe; Leonel, Josué. Mercado hoje: Bolsas externas sobem com acordo da dívida nos EUA. Bloomberg: 01/08/2011
Marotto, Telma; Frisch, Felipe. Mercado hoje: Bolsas e dólar caem com receio por inflação e EUA. Bloomberg: 25/07/2011
___________. Mercado hoje: Títulos dos EUA e dólar caem com falta de acordo. Bloomberg: 25/07/2011
___________. Mercado hoje: Bolsas caem por receio de recessão global com EUA. Bloomberg: 26/07/2011
___________. Mercado hoje: Bolsas européias e dólar recuam sem acordo nos EUA. Bloomberg: 27/07/2011
___________. Mercado hoje: Ações na Ásia e Europa caem sem acordo nos EUA. Bloomberg: 28/07/2011
___________. Mercado hoje: Bolsas caem com votação da dívida dos EUA adiada. Bloomberg: 29/07/2011
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário