quarta-feira, 18 de julho de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 18/07/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 18 de julho: Apesar do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, não ter anunciado no discurso ao Senado o tão aguardado pacote de estímulos à economia norte americana, as taxas de juros abriram no pregão de ontem. Segundo a agência de notícia Bloomberg, o movimento se deveu pelo resultado do IGP-10 acima do esperado pelo mercado e também pelo Banco Central brasileiro sinalizar menos receios quanto ao cenário externo.

Além disso, segundo dados da Fenabrave, as vendas de veículos na primeira quinzena de julho apresentaram alta de 15,3 por cento em comparação ao mesmo período de 2011. Dados recentes de inflação já indicam que o setor automobilístico começa a apresentar uma ligeira recuperação com a desaceleração da queda do grupo Transportes no IPC-S.

Recuperação da atividade e alta nos preços permitirá que a autoridade monetária brasileira interrompa o ciclo de cortes na meta da taxa Selic nos próximos meses.

Para hoje estão previstos os resultados do setor imobiliário norte americano, a divulgação do livro bege do Federal Reserve e o discurso de Ben Bernanke na Câmara dos Deputados dos EUA.

Qualquer resultado acima do esperado destes indicadores e uma sinalização de ajuda a economia norte americana levarão as taxas de juros a um novo rally de alta na sessão de hoje.

P.S: o pedido de hipotecas nos EUA registrou alta de 16,9% no período até 13 de julho – ante queda de 2,1% no levantamento anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário