O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 19/07/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 19 de julho: A divulgação do Livro Bege do Federal Reserve na tarde de ontem e as expectativas em torno da Ata do Copom pesaram nos negócios e levaram as taxas de juros futuras a um dia de queda.
Sem sinais de melhora na economia norte americana, de acordo com o cenário traçado pelo Fed, o mercado de juros encontrou espaço para um dia de realizações. A baixa atividade econômica traz menos riscos inflacionários e leva os agentes econômicos acreditarem em maiores cortes na meta da taxa Selic.
Por falar em Selic, a Ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) continua sinalizando cortes na taxa básica nos próximos encontros ao afirmar que a “flexibilização monetária adicional deve ser conduzida com parcimônia”. Isso poderá levar os juros a maiores quedas no dia de hoje.
Contudo, para os próximos dias poderemos ter uma reversão nas taxas por conta da pressão dos preços cujos resultados divulgados a pouco apontam para uma aceleração no atacado que poderá contaminar os preços do varejo.
Impactada pelo reajuste dos combustíveis, a segunda prévia do IGP-M apresentou alta de 1,11 por cento no mês de julho, ante alta de 0,63 por cento em junho.
Divulgação de resultados do Morgan Stanley, Microsoft e Google; dados de emprego, do setor imobiliário e de expectativas da atividade econômica nos EUA, juntamente com especulações de novas medidas de estímulos na China e na economia norte americana, contribuirão para o rumo dos negócios no dia de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Semana de 23/11 a 30/11/2018 Por Carlos Soares, CNPI Semana mais curta em função dos feriados por aqui e...
Nenhum comentário:
Postar um comentário