quinta-feira, 19 de julho de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 19/07/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 19 de julho: A divulgação do Livro Bege do Federal Reserve na tarde de ontem e as expectativas em torno da Ata do Copom pesaram nos negócios e levaram as taxas de juros futuras a um dia de queda.

Sem sinais de melhora na economia norte americana, de acordo com o cenário traçado pelo Fed, o mercado de juros encontrou espaço para um dia de realizações. A baixa atividade econômica traz menos riscos inflacionários e leva os agentes econômicos acreditarem em maiores cortes na meta da taxa Selic.

Por falar em Selic, a Ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) continua sinalizando cortes na taxa básica nos próximos encontros ao afirmar que a “flexibilização monetária adicional deve ser conduzida com parcimônia”. Isso poderá levar os juros a maiores quedas no dia de hoje.

Contudo, para os próximos dias poderemos ter uma reversão nas taxas por conta da pressão dos preços cujos resultados divulgados a pouco apontam para uma aceleração no atacado que poderá contaminar os preços do varejo.

Impactada pelo reajuste dos combustíveis, a segunda prévia do IGP-M apresentou alta de 1,11 por cento no mês de julho, ante alta de 0,63 por cento em junho.


Divulgação de resultados do Morgan Stanley, Microsoft e Google; dados de emprego, do setor imobiliário e de expectativas da atividade econômica nos EUA, juntamente com especulações de novas medidas de estímulos na China e na economia norte americana, contribuirão para o rumo dos negócios no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário