terça-feira, 24 de julho de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 24/07/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 24 de julho: Resultados do mercado de trabalho brasileiro e a piora do cenário externo fizeram com que os juros caíssem no dia de ontem.

Dados do Ministério do Trabalho informando que a economia brasileira gerou 120.440 empregos formais no mês de junho não animou muito o mercado. A expectativa era de que os dados do Caged apresentassem a criação de 142.166 vagas.

Com menos emprego a demanda agregada tende a reduzir e pressionar menos os preços e as taxas de juros.

No front externo tivemos a perspectiva de rebaixamento dos ratings da Alemanha, Holanda e Luxemburgo pela Moody’s.

Uma piora nas notas destes países fará com que o mercado exija um maior prêmio para financiá-los. Com isso, os preços das commodities tenderão a cair e também se tornarão um fator a menos de pressão da inflação.

Indicador de atividade industrial chinesa, medido pelo HSBC, apresentou um ligeiro aumento ao passar de 48,2 em junho para 49,5 em julho. Contudo, o PMI abaixo de 50 indica retração na indústria e, a exêmplo dos efeitos causados pela piora no mercado de trabalho aqui no Brasil, a baixa no nível de atividade chinês contribuirá para maiores quedas nas taxas futuras de juros.

Às 11:00 teremos a divulgação de indicadores do setor imobiliário e de atividade manufatureira norte americana que irão contribuir com os rumos dos negócios no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário