segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Morning Call - 27/08/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI

Os mercados reagiram positivamente diante do tom considerado mais suave (dovish, no jargão econômico) do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, durante o encontro anual realizado na cidade de Jackson Hole. Segundo o chairman, a autoridade monetária norte-americana pretende continuar elevando a taxa de juros de maneira gradual até que o nível considerado "neutro" seja atingido. Restam dúvidas, porém, de como a autoridade reagirá caso tenhamos algum repique na inflação nos próximos meses que, por enquanto, segue colaborando para uma postura mais gradual de elevação da taxa de juros.

Por aqui, o cenário deve permanecer volátil com os preços dos ativos locais reagindo às pesquisas e ao noticiário político. Não vejo grandes mudanças no cenário de intenções de votos e, com o julgamento do registro da candidatura do ex-presidente Lula previsto para ocorrer apenas a partir da próxima, o quadro fica ainda mais indefinido.

Na agenda econômica, destaque para o Relatório Focus que será divulgado em instantes e poderá trazer alguma melhora nas expectativas de PIB para este ano. Também teremos no decorrer da semana a divulgação do PIB e dados de inflação (PCE - o preferido pelo Fed) nos EUA, dados de emprego (PNAD), PIB, inflação (IGP-M) e resultados das contas públicas por aqui.

Sigo cauteloso em relação ao cenário externo, pois além das incertezas políticas tenho dúvidas acerca do nível de inflação nos EUA para os próximos meses. Como já ressaltei por diversas vezes neste espaço, as medidas de sobretaxação dos produtos importados somadas à uma situação de pleno emprego tende a pressionar o nível de preços na maior economia do planeta, o que forçaria o Federal Reserve a adotar uma postura mais dura em relação a sua política monetária (leia-se elevação da taxa de juros).

Já no front local, apesar de esperar alguma melhora nos indicadores macroeconômicos, as disputas pelo Palácio do Planalto devem permanecer pressionando a dinâmica de nosso mercado.

Diante disso, mantenho minhas recomendações preponderantemente na modalidade pós fixada, com uma parcela marginal nas demais modalidades (veja em Mapa do Tesouro) aguardando uma maior definição tanto do quadro interno quanto do externo.

Bom dia e bons negócios!





Nenhum comentário:

Postar um comentário