
Por Carlos Soares, CNPI
Nem mesmo a melhora registrada no exterior - a meu ver uma breve correção das perdas sofridas nos últimos dias - foi o suficiente para conter mais um dia de alta nas taxas de juros futuras.
As incertezas quanto ao cenário eleitoral persistem e, apesar do adiamento na divulgação das pesquisas do Ibope e Datafolha, avalio que o pífio desempenho do candidato de cunho mais reformista, o tucano Geraldo Alckmin, devem continuar gerando cautela em relação aos ativos locais. Vale destacar que o candidato tucano ainda permanece com menos de 10% das intenções de votos enquanto que o candidato Ciro Gomes (PDT) avançou 3 pontos, empatando com Marina Silva (Rede) no último levantamento do Ibope/Estadão/TV Globo divulgado ontem a noite. Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando as pesquisas com 22% das intenções de votos e começa aos poucos cair nas graças do mercado.
Mais do que um atraso na divulgação das pesquisas que, como disse, não devem trazer mudanças significativas no quadro sem o ex-presidente Lula, é fator de preocupação a perspectiva de encaminhamento das reformas estruturantes no próximo governo e o contágio dos emergentes torna estas medidas ainda mais urgentes.
Lá fora as tensões envolvendo EUA e China voltam ao radar sustentando a já corriqueira postura errática de Donald Trump em relação aos seus pares comerciais.
Na agenda econômica os destaques ficam para a divulgação do IPCA de agosto (est.+0,27%), às 9:00, e variação dos dados de empregos privados nos EUA também de agosto (est. 188k), às 9:15.
Contudo, os dados econômicos mais aguardados nesta semana serão conhecidos apenas amanhã quando nosso mercado estará fechado por conta do feriado em comemoração ao Dia da Independência: os números oficiais de emprego nos EUA.
Pelas estimativas do mercado, a economia norte-americana pode ter gerado cerca de 191 mil novas vagas e mantido a taxa de desemprego em 3,9% no mês de agosto.
Mas um detalhe dos números a serem divulgados amanhã que merece atenção serão os ganhos médios por hora trabalhada cujas projeções apontam para uma alta de 0,3% em relação a julho. Um resultado acima deste nível pode acionar o gatilho (trigger) para mais correções dos mercados globais com os investidores reavaliando o cenário de elevação na taxa de juros nos EUA.
Diante disso, vale a máxima de que "prudência e dinheiro no bolso não faz mal a ninguém".
Conheça as oportunidades no Tesouro Direto em: Mapa do Tesouro
Bom dia, bons negócios e um excelente feriado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário