
Por Carlos Soares, CNPI
Com a volta do feriado e após o trágico evento ocorrido na quinta-feira envolvendo o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), os ativos locais devem apresentar uma sessão de correções devido o bom desempenho das American Depositary Receipts (ADR) - certificados de empresas brasileiras negociadas no exterior - nesta sexta-feira.
Como antecipado Morning Call desta quinta-feira, afirmei que o candidato Jair Bolsonaro já vinha aos poucos caindo nas graças do mercado. Resta saber como ficarão as intenções de voto do eleitorado em resposta ao lamentável episódio - a torcida fica para um fortalecimento das candidaturas de centro-direita, mas o quadro permanece indefinido e assim permanecer até outubro.
No exterior o tão aguardado payroll de agosto(indicador de emprego nos EUA) foi conhecido nesta sexta-feira e apresentou números acima do esperado com a criação de 201 mil novos postos de trabalho (est. 193 mil) e o ganho médio por hora trabalhada crescendo 0,37% (est. 0,30%) em relação a julho/18 e 2,9% (est. 2,8%) em relação a agosto/17.
Estes números são importantes para balizar as expectativas de inflação e, portanto, de taxa de juros nos EUA. Caso passe a ganhar força nos próximos levantamentos certamente teremos outro gatilho desencadeando mais pressão sobre os ativos emergentes.
Apesar da melhora apresentada nos últimos dias, a dinâmica do nosso mercado segue exigindo cautela.
Com um quadro eleitoral incerto e a espera de novas investidas de Donald Trump sobre o comércio mundial, continuo não enxergando uma tendência consolidada de recuperação dos ativos locais, ao menos até as eleições.
Bom dia e bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário